CINE-ECO – ANO 2

Integrando Cinema, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Depois do sucesso de 2013, o CINE-ECO está de volta

Na última sexta-feira, 25 de abril, o Instituto Vida de Viçosa, em parceria com a UFV, deu início ao segundo ano do projeto “CINE-ECO: Integrando Cinema, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. O CINE-ECO, que teve início em 2013, acontece mensalmente na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Vau Açu. O principal objetivo do projeto é a exibição gratuita de filmes com temas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, promovendo debates entre os diversos setores da comunidade viçosense sobre problemas relacionados à degradação ambiental. “Trata-se ainda de uma ótima opção de lazer aos moradores do bairro e seu entorno”, explica Chico do Vale, um dos idealizadores do Instituto Vida.

DSC_0230

A primeira sessão do ano contou com cerca de 130 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Todos se divertiram muito com o filme “Rio” (EUA, 2011), do cineasta brasileiro Carlos Saldanha. A animação trata do comércio ilegal de animais da fauna brasileira, com foco no caso de uma ararinha azul, Blu, cuja espécie está ameaçada de extinção. Blu é capturado em seus primeiros dias de vida e vai parar nos Estados Unidos, onde passa a ser criado por uma garotinha de Minnesota. Anos depois, Blu retorna ao Rio de Janeiro e vive uma emocionante aventura. Por meio do filme a plateia pôde refletir sobre a importância da conservação da fauna e ficar atenta ao comércio ilegal de animais silvestres – principalmente pássaros – que ainda é comum em nossa região.

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Dênis Cunha, a segunda temporada do CINE-ECO terá como foco principal as crianças: “Elas foram maioria em 2013 e, por isso, resolvemos fazer uma seleção de filmes especial para elas. Além do mais, conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente é fundamental já que serão elas e seus futuros filhos que constituirão as próximas gerações”. Mas o coordenador explicou que os adultos também são bem vindos: “Teremos grupos de discussão específicos para os adultos e os filmes, com certeza, agradarão a toda a família”.

Nessa primeira sessão todos os participantes puderam fazer sua “carteirinha de sócio” do CINE-ECO. “Além de ser uma maneira divertida de divulgar o projeto, aqueles que tiverem o carimbo de presente em todas as sessões poderão concorrer a um prêmio no final do ano”, esclarece Chico do Vale. Também foram distribuídas as canequinhas do projeto, que visam diminuir o uso de descartáveis nos lanches que sempre são oferecidos ao final das sessões.

A próxima sessão já está marcada para dia 23 de maio, às 19h15mim. Contamos com a presença de todos!

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 27/04/2014 por .

Navegação