CINE-ECO – ANO 2

Integrando Cinema, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Oficina de Reciclagem e documentário “Aterro” foram os destaques do CINE-ECO de Novembro

Na noite da última sexta-feira (22), como já é costume no Vau Açu, um grupo de aproximadamente 60 crianças e 30 jovens/adultos participaram do CINE-ECO. Dessa vez a plateia foi dividida em dois grupos. As crianças participaram de uma oficina de reciclagem e aprenderam a produzir brinquedos reaproveitando materiais que, convencionalmente, iriam parar nas lixeiras. Já os jovens e adultos assistiram ao documentário Aterro (2011, Belo Horizonte), dirigido por Marcelo Reis e premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior.

unnamedj

Antes da oficina, a criançada foi convidada a desenhar em uma folha branca o que entendiam por meio ambiente/natureza. As percepções foram as mais variadas possíveis, mas na maioria o que não faltou foi bastante cor.

unnamed (5)

Na confecção dos brinquedos, foi utilizado principalmente a garrafa PET, agregando outros materiais, como fitas coloridas e bolinhas de gude para dar o toque final. O estudante do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, Nilton Rodrigues, que conduziu alegremente a oficina, reforçou que uma das propostas da brincadeira é a conscientização “O objetivo é mostrar para as crianças que é possível, através de materiais recicláveis, produzir  brinquedos, com intuito de diminuir a produção de lixo.”

montagem

Apesar da agitação na confecção e a vontade de ser o primeiro a experimentar os novos brinquedos, as crianças ficaram atentas às instruções e, assim como no momento do desenho, se mostraram solidárias uma com as outras.

Já no documentário, o público ficou bastante atento e se emocionou com a tocante história de sete mulheres pioneiras da reciclagem no Brasil.. O filme se passa nos arredores de Belo Horizonte, uma cidade planejada, mas cuja produção de lixo, em cerca de meio século, ultrapassou os limites do sistema de gestão de resíduos; o lixo passou então a ser jogado a céu aberto a menos de 5 km do centro da cidade.

unnamed (4),

Arlindo Assis (42), que nasceu e foi criado nas redondezas do Vau Açu, gostou muito do documentário e afirmou que o CINE-ECO tem levado melhorias para o bairro. “Acho que a preocupação de vocês de passar para as pessoas a necessidade de cuidar do meio ambiente é essencial, um trabalho bonito que está sendo muito bem aceito aqui.” E completou, “hoje é uma sexta-feira, horário nobre, e está cheio aqui na Igreja, aqui no salão, todo mundo participando com atenção. Eu acho que não deve parar não, deve continuar, até expandir.”

montagem3

Os brinquedos produzidos ficaram na comunidade para serem usados por mais crianças em outros projetos. A próxima exibição, que será a última de 2013, está marcada para o dia 10 de Dezembro, às 19h15min. Para encerrar o ano vamos contar com a participação do Coral da UFV e uma seleção de desenhos animados para as crianças. Você não pode perder! Convide seus amigos e venha participar.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 26/11/2013 por .