CINE-ECO – ANO 2

Integrando Cinema, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Documentário “Aterro” é a próxima atração do CINE-ECO

Premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior, o documentário Aterro (2011, Belo Horizonte), dirigido por Marcelo Reis, será a atração principal do CINE-ECO em novembro.

Aterro conta a tocante história de sete mulheres pioneiras da reciclagem no Brasil, abordando o destino do lixo e discutindo o controverso sistema de aterragem. O filme se passa nos arredores de Belo Horizonte, uma cidade planejada, construída e inaugurada sob os preceitos progressistas no final do século XIX. Em cerca de meio século, sua produção de lixo ultrapassou os limites do sistema de gestão de resíduos e todo o lixo passou a ser jogado a céu aberto a menos de 5 km do centro da cidade.

De acordo com o diretor Marcelo Reis,

Aterro é um documentário que surgiu da percepção de um paradoxo em relação ao lixo. Enquanto a maior parte das pessoas quer se livrar dele, conheci algumas senhoras, pioneiras da reciclagem, que sentem saudade do lixo dos outros ao lado de suas casas. Da época em que as conheci até a realização do filme, muita coisa ocorreu, tanto no âmbito midiático – com todo o recém-instalado falacioso discurso sobre sustentabilidade – quanto na minha relação pessoal com o lixo, quando passei a ser ‘dono de casa’. Este é um filme dessas sete mulheres, que são verdadeiramente especialistas no assunto de gestão de resíduos.”

Lançado em 2011, Aterro já circulou por vários festivais de cinema, tendo recebido as premiações Green Award – Third World Independent Film Festival 2011, na Califórnia, Estados Unidos; Prêmio Luis Espinal – 7ª Mostra Cine Trabalho de Marília, São Paulo, em 2012; e Melhor Filme do Júri Oficial – II Festiver, na Colômbia, também em 2012.

Confira abaixo o trailer do documentário. O filme será exibido na sexta-feira (22/11), às 19h15, no bairro Vau Açu (Igreja de São Francisco de Assis). A exibição é aberta a toda a comunidade viçosense. Convide seus amigos!!!

Um agradecimento especial à produtora Bagulium Loquo Est pela doação do DVD e pela liberação da obra para exibição pública.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 01/11/2013 por .